Você já ouviu a expressão “se conselho fosse bom, a gente vendia”? Mesmo assim, muitas pessoas precisam de ajuda para enfrentar desafios pessoais ou profissionais. Neste artigo, vamos explorar como um mentor experiente pode orientar de maneira eficaz, evitando o erro de se tornar apenas mais um palpiteiro cheio de opiniões.
Existem diversos tipos de mentoria, cada um com métodos práticos e objetivos que estruturam a transferência de conhecimento entre mentor e mentorado. Quantas vezes, nos últimos 12 meses, alguém procurou você buscando sua ajuda para resolver uma questão difícil? Se sua resposta foi “algumas” ou “diversas vezes”, parabéns! Você tem potencial para se tornar um(a) grande mentor(a). No entanto, ser requisitado não é suficiente. Para se tornar um mentor, é necessário desenvolver habilidades e conhecimentos específicos para transmitir sua experiência a alguém com menor expertise na sua área.
Imagine aprimorar seu potencial com métodos e ferramentas mais eficientes, abandonando a prática de “contar casos” ou dar “palpites” e adotando uma abordagem estruturada que amplia o nível de aprendizagem experiencial do seu mentorado.
Se a sua resposta foi “não”, reflita sobre suas áreas de experiência mais avançadas. Você é apto a agregar valor em áreas específicas? Use o modelo abaixo para avaliar se você se enquadra no nível de Expert ou Mestre em um determinado assunto, seja na sua profissão ou em áreas pessoais como gastronomia, fotografia ou marcenaria. Pense em como um avô ou avó pode ter sido seu mentor, ensinando-lhe habilidades valiosas.
Modelo de Dreyfus de Aquisição de Habilidades
Qualquer um pode ser mentor?
A resposta é não. A mentoria deve ser realizada por alguém com maior conhecimento, reconhecimento e autoridade em uma área específica, como programação em Python, modelagem de negócios digitais, crescimento de carreira, gestão de pessoas, entre outros. O mentor não apenas domina o assunto, mas também tem a intenção e as habilidades para transmiti-lo a outros.
Uma das ferramentas do Método da Escola de Mentores Rocket é o Canvas do Mentor, que pode ser usado para estruturar seu conhecimento.
Tipos de Mentoria
- Mentoria Formal x Informal: A mentoria formal é estruturada e geralmente apoiada por uma organização, enquanto a informal é estabelecida espontaneamente entre indivíduos.
- Mentoria Profissional: Envolve uma relação entre duas pessoas, onde uma é mais experiente e a outra, menos. O mentee contrata o mentor para obter dedicação, foco e networking.
- Mentoria em Grupo: Permite que várias pessoas de um grupo ou equipe aprendam com a experiência e conhecimento uns dos outros, sob a orientação de um mentor.
- Mentoria Entre Pares: Envolve o compartilhamento de conhecimento entre pessoas no mesmo nível de carreira, promovendo a aprendizagem mútua e colaboração.
- Mentoria Líder x Liderado: Similar à mentoria entre pares, mas com uma relação hierárquica. O líder-mentor faz check-ins, orienta sobre a rotina e ajuda na tomada de decisões.
- Mentoria Reversa: Acontece quando alguém mais jovem orienta uma pessoa mais velha em habilidades específicas, como tecnologia ou questões de diversidade. Requer uma atitude aberta para dissolver barreiras de status.
- Mentoria Relâmpago (Flash Mentoring): Permite que o mentee obtenha ajuda rápida de um mentor em uma única sessão, ideal para obter informações de curto prazo e aprender com vários especialistas.
Mentoria Pode Ser Paga?
A questão de pagar por mentoria é debatida. Antigamente, caronas eram gratuitas, mas empresas como Uber e Blablacar evoluíram esse conceito, oferecendo viagens mais eficientes e pagas. Da mesma forma, a mentoria pode ser gratuita, mas um mentor profissional agrega valor por meio de um processo estruturado e pago.
O Mentor x Palpiteiro
Um mentor é diferente de um palpiteiro. A mentoria é focada no desenvolvimento de habilidades e conhecimento, enquanto um palpite é uma opinião esporádica. Orientação, como a de um médico ou advogado, é valiosa, mas não é o mesmo que mentoria estruturada.
Método para Ser um Bom Mentor
A Escola de Mentores ROCKET desenvolveu um método para estruturar a mentoria. Com um framework prático e ferramentas exclusivas, o Método ROCKET ajuda mentores a aplicar técnicas ágeis, de gestão e liderança. Com cursos online, a ROCKET capacita especialistas a se tornarem mentores profissionais, capazes de levar seus mentorados ao mais alto nível de aprendizagem e resultados.
Com 33 práticas e mais de 30 ferramentas baseadas em Andragogia, Design Thinking, Método Ágil e Gestão de OKRs, o Método ROCKET visa formar mentores que utilizam seu conhecimento para apoiar e aprimorar a qualificação de outros, formando uma nova geração de experts.
Espero encontrar você na sua jornada para se tornar um mentor ou mentora e aprender com sua competência e vivência únicas, que só você possui.